sexta-feira, 4 de maio de 2012

Al Hubbard e Dick Kinney


Al Hubbard, nascido Allan Hubbard (1915 - 1984) foi um desenhista de quadrinhos.
Fez uma famosa dupla com Dick Kinney, sendo responsáveis pela criação de alguns personagens muito queridos do universo Disney, como o atrapalhado primo do Pato Donald, o Peninha (1964), o caipira Urtigão (1964) e o agente secreto 00-Zero (1966).
Trabalhou como animador de 3 clássicos longa-metragens da Disney: Pinóquio, Bambi e Dumbo, entre 1937 e 1941.
Dentre os vários personagens com os quais trabalhou, destacam-se Supermouse, Tom e Jerry, Frajola e Andy Panda. Na Disney, desenhou, entre outros, Tico e Teco, Os Aristogatas, Mickey Mouse e o Pato Donald.



Também desenhou algumas histórias do Pato Donald, criadas pelo conceituadíssimo Al Taliaferro, em 1965. Desenhou alguns livros de colorir e de histórias infantis.


Dick Kinney, nascido Richard Timothy Kinney (1917 - Glendale, 24 de março de 1985) foi um escritor de quadrinhos dos estúdios Disney, especialista nas histórias do Pato Donald e do Tio Patinhas. Foi o criador, em conjunto com o desenhista Al Hubbard, dos personagens Peninha (1963), do caipira Urtigão (1964), do agente secreto 00-Zero (1966), além de alguns coadjuvantes, como o Pato Eurico.

Como escritor, trabalhou em vários estúdios, entre eles Disney, Walter Lantz, UPA, Hanna-Barbera e King Features. A cena das Cataratas do Niágara, no desenho do Pica-Pau, um dos mais cultuados da história do personagem, foi escrita por ele. Mais tarde, ficou famoso pelas histórias do Peninha.
Trabalhou com vários personagens além dos citados acima, como Pluto, Pateta, Popeye, Tom e Jerry, Maguila o gorila.
Kinney, Dick

Nenhum comentário:

Postar um comentário